O nascimento do email: como aconteceu?


Tornou-se um elemento firme da vida cotidiana, odiado por alguns, mas essencial para quase todos nós, e ainda assim seu futuro está longe de ser certo. E-mail já tem mais de quarenta anos, com a primeira mensagem enviada em outubro de 1971.

O nascimento do email


Como muitas inovações tecnológicas, o email tem suas raízes na tecnologia militar. No final dos anos 60, o mito graduado Ray Tomlinson estava trabalhando na empresa de pesquisa e desenvolvimento Bolt, Beranek e Newman. 
Seu trabalho incluía contribuir para tecnologias relacionadas à ARPANET, a rede de comunicações militares que era a forma mais antiga da Internet. Isso incluiu um programa de transferência de arquivos para computadores mainframe.
Com essa experiência de transferência de arquivos, ele foi designado para modificar um programa chamado SNDMSG, que permitia o envio de mensagens entre diferentes usuários do mesmo computador - era o tempo em que os computadores eram incrivelmente caros e a ideia de uma pessoa ter um computador. Para ele, era impraticável. Sua tarefa era permitir o envio de mensagens entre dois computadores diferentes e, em outubro de 1971, ele decifrou o sistema.
Como Tomlinson disse em 2008, ele não se lembra do que o primeiro e-mail realmente disse - talvez 'QWERTY' ou outra série de caracteres, mas o que quer que fosse, viajou uma distância de um metro entre dois computadores separados. Um pequeno passo para uma mensagem, um grande salto para a humanidade.
Além de inventar email, Tomlinson é também o homem a agradecer pela popularidade do símbolo '@'. Ele estabeleceu a convenção de um "endereço" de e-mail para identificar o destinatário e o computador ou a rede que eles estavam usando. Para separar essas duas informações, ele escolheu '@'.
O uso do email na ARPANET decolou rapidamente após a primeira mensagem em 1971, mas não foi adotado em larga escala até a década de 1990, quando o nascimento da World Wide Web levou os consumidores a adotarem a Internet. No final da década, tornou-se uma parte essencial da vida profissional em muitos escritórios em todo o mundo. E foi assim que a primeira versão mais comum do e-mail, surgiu.

Comentários