Taxas do Detran 2020 no Distrito Federal - Novidades do imposto no ano


De acordo com os dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal as taxas do IPVA DF 2020 deverão permanecer as mesmas que do ano anterior, com alíquotas maiores de acordo com a categoria veicular. Havia rumores de aumento no imposto, visto que houve um incremento no total de veículos licenciados no Estado. Segundo dados ao todo somam-se mais de 1 milhão de automóveis, mas somente 59,6% da frota está devidamente documentada. A média é de 70% de frota legal, o que preocupa autoridades.

Para estimular o pagamento correto das taxas o Detran disponibilizou várias opções para facilitar a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), veículo que precisa estar atualizado para que o automóvel possa circular sem problemas. No final de 2019 o Detran fez o chamado para os veículos com final de placa veicular em 1 e 2. A partir de 1° de dezembro os condutores de veículos com finais 9 e 0 também deverão portal o documento de 2019.

Para conseguir emitir a segunda via do documento basta acessar o Portal de Serviços do Detran-DF 2020 que disponibiliza pelo menos outros 11 serviços que podem te livrar do atendimento presencial. Por lá dá não somente para emitir a taxa de licenciamento como também consultar o extrato completo de multas com o número do Renavam, conferir calendário de pagamento do IPVA e outros.




Detran nas Cidades


A partir de 2020 também passa a vigorar também o Detran Cidades um sistema que funciona num ônibus e oferece atendimento itinerante nas Regiões Administrativas de terça a sexta-feira das 9h às 16h. Assim, quem estiver no meio do caminho pode usar os totens para se autoatender e facilitar a emissão de taxas e documentos sem precisar se deslocar até uma sede do Detran. O processo é bem didático.

O projeto já passou por 28 regiões do Distrito Federal e até o momento atendeu algo em torno de 11 mil de pessoas e emitiu pelo menos 4.500 licenciamentos para o ano de 2019. O cronograma com itinerário do ônibus pode ser consultado no site do Detran DF.

Comentários