Renavam Ceará 2021: como funciona? Saiba mais aqui!

Todo mundo que tem um veículo automotor emplacado no Ceará precisa pagar um imposto específico, chamado Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor ou IPVA CE. Inclusive, o uso do dinheiro arrecadado no IPVA CE é essencial para a cobrança de diversos gastos.

O governo municipal, estadual e federal emprega essas quantias na cobertura de grande variedade de gastos, nem sempre envolvidos com o trânsito. De fato, o dinheiro que a população paga de IPVA pode ser utilizado até em recursos de saúde, inclusive compra de equipamentos. Veja mais sobre o Renavam Ce 2021.

IPVA CE



A cobrança do IPVA CE, normalmente, é feita no começo do ano e cada Estado tem o seu próprio calendário de pagamento. Uma coisa, no entanto, é comum no país todo: o parcelamento do valor em cotas.

É indispensável deixar claro ainda que o pagamento do IPVA CE é obrigatório e que, caso algum veículo esteja com débito nesse imposto, ele pode ser impedido de circular nas ruas e estradas.

A razão é que o licenciamento veicular depende diretamente do pagamento do IPVA e, se este imposto está em aberto, o processo de licenciamento não pode acontecer. Como consequência, as autoridades assinalam o veículo como irregular e, até mesmo por uma questão de segurança, impedem que ele rode.

Consultar IPVA CE

Os débitos do IPVA CE podem ser consultados por meio do site da Secretaria Estadual da Fazenda do Estado e é só fazer o que é indicado abaixo:

  • Acesse o site oficial detran.ce.gov.br

  • Escolha o tipo de consulta;


  • Informe os dados pedidos;

  • Clique em “Consultar”

Normalmente, os postos de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará também servem para ter esse tipo de informação. Se você é o dono de um veículo, é só ir ao posto mais próximo (independentemente de ter emplacado lá ou não), informar os dados pedidos e conferir o valor do seu IPVA CE.

Calendário de pagamento IPVA CE

Nem todos os veículos têm a cobrança de IPVA 2020 ao mesmo tempo, já que isso deixaria sobrecarregado o sistema do Detran e da Sefaz. Por isso, o governo faz a separação das datas de pagamento levando em consideração o número final da placa.

Cada placa tem datas específicas para o pagamento das cotas (caso você prefira parcelar o valor do imposto) e para o pagamento da cota única também, até mesmo com desconto.

Para que você consulte quando é a data de pagamento das cotas parceladas ou da cota única, é necessário comparecer a uma unidade do Detran ou usar os seus canais de atendimento.

Onde pagar o IPVA CE

O pagamento do IPVA CE pode ser efetuado em agências bancárias, desde que o banco seja conveniado com a Sefaz. Para saber se o seu banco é conveniado ou não, é só falar com o Detran ou observar o boleto, que indica onde se faz o pagamento.

Caso você seja correntista no banco em questão, será possível optar pelos terminais de autoatendimento ou pelo aplicativo. Caso contrário, vá ao guichê de atendimento (conhecido como boca do caixa) e faça o pagamento em dinheiro ou em cartão de débito.

Alíquotas do IPVA CE

O custo do IPVA CE não é fixo: a cada ano, a Sefaz pode determinar uma nova alíquota, que sempre é calculada em cima do valor do veículo. Essas alíquotas costumam ser separadas pela utilidade do automotor em questão: veículos de passeio, por exemplo, têm IPVA diferente dos veículos coletivos. Confira essas alíquotas:

  • 1,5% do valor do veículo para aeronaves;

  • 1% do valor do veículo para cavalos mecânicos e outros veículos de grande porte;

  • 2% do valor do veículo para motocicletas

Todos os demais veículos emplacados no Ceará têm 2,5% de alíquota sobre o valor do veículo.

Como entrar em contato com o Detran CE

O Detran CE é imprescindível para quem tem veículos automotores porque esse órgão informa de modo confiável sobre os valores, documentação e muito mais. Caso a consulta do valor do IPVA CE no site não seja suficiente, você pode falar com o atendimento do Detran e receber mais ajuda.

O principal canal de comunicação é o site oficial detran.ce.gov.br.

Conclusão

Com o pagamento do IPVA CE, o seu veículo pode ser licenciado e ficar totalmente regular. Além disso, o valor arrecadado ajuda em muitos serviços públicos do município, do Estado e até do Governo Federal.

Nós agradecemos a sua leitura e indicamos que você faça a consulta da situação do seu veículo no site indicado aqui, inclusive para descobrir as datas do calendário de pagamento do IPVA.

Comentários