8 dicas para prestar atenção ao comprar um carro usado

Então, você resolveu essa questão importantíssima de comprar um carro novo ou usado. Comprar um usado pode ser uma ótima maneira de entrar na estrada sem um preço elevado de um veículo novo, além do IPVA 2022 mais barato. Mas, como você sabe que um veículo usado é tudo o que foi incluído no anúncio online?

 

A lista de verificação abaixo descreve o que procurar quando comprar um carro usado através de um vendedor ou revendedor particular para que você possa fazer a compra com tranquilidade.

1. Histórico do veículo

Obtenha o máximo de informações possíveis do proprietário atual e depois faça sua própria pesquisa. A verificação do Renavam lhe dirá se o carro sofreu um acidente, se há algum ônus sobre ele e se há algum recall no modelo.

2. Danos causados por ferrugem ou pintura



Dê uma volta no carro e fique de olho em qualquer mancha de ferrugem ou lascas de tinta. Manchas de ferrugem pequenas e localizadas não são necessariamente um problema porque podem ser consertadas com bastante facilidade. Se houver lugares por onde o metal esteja totalmente enferrujado, talvez você queira reconsiderar a compra.

3. Questões de moldura

Enquanto você estiver andando no veículo, você também deve procurar por problemas com o motor. O carro está abaixado no chão? Há algo pendurado no chassi?

Preste muita atenção aos para-choques e procure dentro do porta-malas e do capô por novos parafusos ou deformações que possam indicar um acidente recente. 

4. Debaixo do capô

O motor é a parte mais importante de qualquer veículo. Com o carro desligado, verifique o capô e inspecione visualmente o motor em busca de: vazamentos de fluido, corrosão e mangueiras e correias rachadas.

Verifique a descoloração do óleo e dos bastões de transmissão - o óleo deve ser marrom claro, o fluido da transmissão deve ser rosa ou vermelho. 

5. Condição dos pneus

A banda de rodagem dos pneus deve ser usada uniformemente e todas as quatro devem combinar. A banda de rodagem irregular ou desgaste extra em alguns dos pneus muitas vezes significa mau alinhamento, o que pode ser um sintoma de problemas de direção, suspensão ou quadro.

Um carro mal alinhado puxará para a direita ou para a esquerda ao dirigir.

6. Quilometragem

O carro médio percorrerá em média cerca de 20.000 km por ano. Para descobrir se o carro que você está olhando tem quilometragem alta ou baixa, divida o número no odômetro pela idade do veículo.

Um carro com quilometragem alta tem mais desgaste em seus componentes mecânicos. Descubra mais sobre por que a quilometragem alta é importante ao comprar um carro usado.

7. Eletrônica de interiores

Explodir o rádio quando sua canção favorita é uma das pequenas alegrias da posse do carro. Pressione alguns botões e certifique-se de que o estéreo e os outros componentes eletrônicos no cockpit estejam funcionando corretamente. Ligue também o ar condicionado e o aquecimento. 

8. Estofamento

Assentos e tecido interior podem acabar desvalorizando um veículo. Cuidado com algumas manchas e couro rachado em todos os assentos dianteiros e traseiros - estofados podem ser uma coisa cara a ser reparada.

Comentários